Para você que possui uma franquia no setor de alimentação ou está pensando em adquirir uma, saiba que está no caminho certo. Isso porque segundo a Associação Brasileira de Franchising, em 2020, o setor teve um faturamento superior a 167 bilhões de reais no país. E alguns dos fatores que contribui para esses números sem dúvidas é a credibilidade que a marca já possui no mercado, um plano de negócios sólido e estratégias de marketing já bem consolidadas.
Porém, é aqui que mora o perigo! Grande parte dos franqueados acabam não tomando mais nenhuma ação por acreditar que a divulgação do franqueador será suficiente. E pode até ser, mas para que seus resultados e vendas sejam potencializados, é preciso ter um plano focado em seu negócio e seu público local.
Pensando nisso, reunimos algumas dessas dicas que já foram testadas e aprovadas aqui pela nossa equipe com franquias alimentícias, para que sejam colocadas em prática por você aí do outro lado. Confira:
1- FAÇA PARCERIA COM INFLUENCIADORES
Não dependa apenas de anúncios. Os influenciadores podem e muito te ajudar a vender muito mais, e nós vamos te explicar o motivo.
Quem segue “influencers”, confia e está muito próximo a ele, graças ao formato atual das redes sociais que permite que praticamente façamos parte da vida um do outro. Da mesma forma que um amigo próximo nos influencia a comprar ou experimentar algo novo – porque acreditamos e confiamos no que ele diz – o influencer também assumiu esse papel em nossas vidas. Ele gera autoridade, confiança e credibilidade e torna-se assim a principal e mais efetiva ponte entre seu produto e o cliente em potencial.
E aqui vai uma dica: não fique preso a quantidade de seguidores desses influencers. Sabemos que quantidade é um fato relevante, já que quanto mais pessoas acompanham, maior o alcance de sua marca. Ou seja, essa estratégia pode ser importante caso o foco seja “espalhar o nome da sua marca”. Mas se o foco é realmente conquistar mais vendas, fique atento àqueles “micro influenciadores”. O número de seguidores deles pode ser menor, mas a comunidade que eles criaram de pessoas que realmente escutam e seguem seus conselhos pode ser muito maior. A ideia aqui é encontrar vários desses “micro influenciadores” e fazer parceria com cada um deles.
2- FAÇA PARCERIA COM EMPRESAS
Uma das grandes vantagens em trabalhar no setor alimentício é que a parceria entre empresas é muito mais fácil de ser conquistada. Afinal de contas, alimento é algo que atinge vários públicos, seja de qual for o nicho da empresa em que será feita a parceria.
Essa estratégia é muito legal para você que busca aumentar o alcance de sua marca já que dentro de uma empresa o número de pessoas reunidas em um mesmo espaço é grande. Permite que a “propaganda” da sua marca seja realizada de forma espontânea e atinja de forma linear a todos que ali estão. E quanto mais pessoas provando do seu produto (e sem pagar), maior é a possibilidade de conquistar novos e fiéis clientes. Aqui entra aquele detalhe importante: o maior marketing da Dona Boleira é fazer com que comam seu bolo!
Lembrando que para que uma parceria tenha sucesso, é fundamental que as duas partes saiam ganhando. No caso do setor alimentício a dica é oferecer parcerias que incluam seus produtos em cafés sazonais dentro da empresa ou até mesmo algum evento específico. E não esqueça de incluir folhetos da sua empresa ou até mesmo um cartão com uma mensagem escrita à mão, quanto mais próximo melhor – esse gesto, além de te tornar conhecido, será importante para que as pessoas se sintam especiais e estimuladas a falar bem da sua marca (principalmente nas redes sociais).
E como encontrar essas parcerias? Fique de olho em quem já compra de você e principalmente nas empresas que estão próximas fisicamente, a parceria será muito mais fácil de ser conquistada.
3- CRIE UM CARDÁPIO DIGITAL
O cardápio digital é uma tendência que veio para ficar e pode ser um dos principais aliados quando o assunto é atendimento, melhora na experiência do cliente e consequentemente, aumento das vendas.
Agora o cliente pode conferir toda a sua lista de produtos através da tela de um celular, computador ou tablete por exemplo, e realizar o pedido online de forma totalmente autônoma e eficiente. Para a empresa essa é uma ferramenta muito mais prática e, a longo prazo, econômica, já que é possível manter o cardápio personalizado e realizar alterações a qualquer momento.
Uma dica muito importante para usar através dessa ferramenta é conseguir divulgar sua marca em todos os canais online disponíveis, portanto faça sempre ações comerciais que inclua o link. Aproveite grupos do Facebook, postagens impulsionadas (ocultas), lista de transmissão e não deixe de fazer parcerias com outras empresas. Mas não esqueça de sempre fisgar seu cliente, seja por uma promoção especial, desconto ou até mesmo uma entrega grátis. O cliente vai clicar no link para acessar seu cardápio digital se ele se sentir atraído por algo imperdível.
Essas são estratégias individuais mas que podem ser usadas ao mesmo tempo! A nossa dica é criar um planejamento de acordo com seus objetivos e possibilidades e tentar colocar em prática quantas ações conseguir ao mesmo tempo. Afinal, quanto maior o número de pessoas conhecendo e tendo acesso a sua marca, maiores são as chances de aumentar as vendas.
E aí, gostou? Aqui revelamos apenas algumas das estratégias, mas temos um guia completo sobre o assunto – incluindo dicas básicas do que você NÃO DEVE FAZER. Quer ter acesso ao conteúdo? Então fique de olho em nossas redes sociais que em breve liberaremos todo o material.
(14) 3641-0477
(14) 99120-2669
Barra Bonita: R.: Germano Guther, 165 - Vila Narcisa, CEP 17340-220
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©