Os segredos do sucesso: estratégias para franquias

17 de junho de 2022

Para você que possui uma franquia no setor de alimentação ou está pensando em adquirir uma, saiba que está no caminho certo. Isso porque segundo a Associação Brasileira de Franchising, em 2020, o setor teve um faturamento superior a 167 bilhões de reais no país. E alguns dos fatores que contribui para esses números sem dúvidas é a credibilidade que a marca já possui no mercado, um plano de negócios sólido e estratégias de marketing já bem consolidadas.

Porém, é aqui que mora o perigo! Grande parte dos franqueados acabam não tomando mais nenhuma ação por acreditar que a divulgação do franqueador será suficiente. E pode até ser, mas para que seus resultados e vendas sejam potencializados, é preciso ter um plano focado em seu negócio e seu público local.

Pensando nisso, reunimos algumas dessas dicas que já foram testadas e aprovadas aqui pela nossa equipe com franquias alimentícias, para que sejam colocadas em prática por você aí do outro lado. Confira:

1- FAÇA PARCERIA COM INFLUENCIADORES

Não dependa apenas de anúncios. Os influenciadores podem e muito te ajudar a vender muito mais, e nós vamos te explicar o motivo.

Quem segue “influencers”, confia e está muito próximo a ele, graças ao formato atual das redes sociais que permite que praticamente façamos parte da vida um do outro. Da mesma forma que um amigo próximo nos influencia a comprar ou experimentar algo novo – porque acreditamos e confiamos no que ele diz – o influencer também assumiu esse papel em nossas vidas. Ele gera autoridade, confiança e credibilidade e torna-se assim a principal e mais efetiva ponte entre seu produto e o cliente em potencial.

E aqui vai uma dica: não fique preso a quantidade de seguidores desses influencers. Sabemos que quantidade é um fato relevante, já que quanto mais pessoas acompanham, maior o alcance de sua marca. Ou seja, essa estratégia pode ser importante caso o foco seja “espalhar o nome da sua marca”. Mas se o foco é realmente conquistar mais vendas, fique atento àqueles “micro influenciadores”. O número de seguidores deles pode ser menor, mas a comunidade que eles criaram de pessoas que realmente escutam e seguem seus conselhos pode ser muito maior. A ideia aqui é encontrar vários desses “micro influenciadores” e fazer parceria com cada um deles.

2- FAÇA PARCERIA COM EMPRESAS

Uma das grandes vantagens em trabalhar no setor alimentício é que a parceria entre empresas é muito mais fácil de ser conquistada. Afinal de contas, alimento é algo que atinge vários públicos, seja de qual for o nicho da empresa em que será feita a parceria.

Essa estratégia é muito legal para você que busca aumentar o alcance de sua marca já que dentro de uma empresa o número de pessoas reunidas em um mesmo espaço é grande. Permite que a “propaganda” da sua marca seja realizada de forma espontânea e atinja de forma linear a todos que ali estão. E quanto mais pessoas provando do seu produto (e sem pagar), maior é a possibilidade de conquistar novos e fiéis clientes. Aqui entra aquele detalhe importante: o maior marketing da Dona Boleira é fazer com que comam seu bolo!

Lembrando que para que uma parceria tenha sucesso, é fundamental que as duas partes saiam ganhando. No caso do setor alimentício a dica é oferecer parcerias que incluam seus produtos em cafés sazonais dentro da empresa ou até mesmo algum evento específico. E não esqueça de incluir folhetos da sua empresa ou até mesmo um cartão com uma mensagem escrita à mão, quanto mais próximo melhor – esse gesto, além de te tornar conhecido, será importante para que as pessoas se sintam especiais e estimuladas a falar bem da sua marca (principalmente nas redes sociais).

E como encontrar essas parcerias? Fique de olho em quem já compra de você e principalmente nas empresas que estão próximas fisicamente, a parceria será muito mais fácil de ser conquistada.

3- CRIE UM CARDÁPIO DIGITAL

O cardápio digital é uma tendência que veio para ficar e pode ser um dos principais aliados quando o assunto é atendimento, melhora na experiência do cliente e consequentemente, aumento das vendas. 

Agora o cliente pode conferir toda a sua lista de produtos através da tela de um celular, computador ou tablete por exemplo, e realizar o pedido online de forma totalmente autônoma e eficiente. Para a empresa essa é uma ferramenta muito mais prática e, a longo prazo, econômica, já que é possível manter o cardápio personalizado e realizar alterações a qualquer momento.

Uma dica muito importante para usar através dessa ferramenta é conseguir divulgar sua marca em todos os canais online disponíveis, portanto faça sempre ações comerciais que inclua o link. Aproveite grupos do Facebook, postagens impulsionadas (ocultas), lista de transmissão e não deixe de fazer parcerias com outras empresas. Mas não esqueça de sempre fisgar seu cliente, seja por uma promoção especial, desconto ou até mesmo uma entrega grátis. O cliente vai clicar no link para acessar seu cardápio digital se ele se sentir atraído por algo imperdível.

Essas são estratégias individuais mas que podem ser usadas ao mesmo tempo! A nossa dica é criar um planejamento de acordo com seus objetivos e possibilidades e tentar colocar em prática quantas ações conseguir ao mesmo tempo. Afinal, quanto maior o número de pessoas conhecendo e tendo acesso a sua marca, maiores são as chances de aumentar as vendas.

E aí, gostou? Aqui revelamos apenas algumas das estratégias, mas temos um guia completo sobre o assunto – incluindo dicas básicas do que você NÃO DEVE FAZER. Quer ter acesso ao conteúdo? Então fique de olho em nossas redes sociais que em breve liberaremos todo o material.

Por contator2r 26 de setembro de 2023
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Por contator2r 21 de setembro de 2023
Quando se trata de reconhecimento de marca, cada empresa possui sua própria história e desafios únicos. Nossa agência de publicidade compreende a importância de alinhar a percepção do público com a visão que uma empresa tem para si mesma. Em nosso artigo de hoje, vamos explorar três questões cruciais que podem ajudar sua empresa a alcançar o reconhecimento de marca desejado. Continue com a leitura e saiba mais! 1 - Como a sua empresa é reconhecida hoje? O primeiro passo para melhorar o reconhecimento de marca é entender como sua empresa é reconhecida atualmente. Isso envolve uma análise honesta da percepção que o público tem de sua empresa. A pesquisa de mercado, análise de mídia social e feedback dos clientes são ferramentas valiosas para esse processo. Muitas vezes, as empresas são reconhecidas por seus produtos ou serviços, mas também podem ser identificadas por seus valores, cultura organizacional ou até mesmo pela experiência do cliente. Saber como sua empresa é vista hoje é o ponto de partida para qualquer estratégia de construção de marca. 2 - Como seu público vê sua empresa? A segunda questão fundamental é entender como seu público enxerga sua empresa. Isso pode ser diferente do que você imagina. Por exemplo, sua empresa pode se concentrar em qualidade, mas seu público pode vê-la como uma opção mais acessível no mercado. Aqui, a pesquisa de mercado e o feedback dos clientes são vitais. É importante ouvir atentamente o que seus clientes estão dizendo sobre sua empresa, seus produtos e serviços. Essas informações podem revelar lacunas entre sua visão e a percepção do público. 3 - Como sua empresa quer ser vista? Com base na compreensão de como sua empresa é reconhecida atualmente e como seu público a vê, é hora de definir como você deseja ser vista. Este é o momento de estabelecer metas claras para sua estratégia de reconhecimento de marca. Quer ser reconhecido por sua inovação, qualidade, serviço excepcional ou compromisso com a sustentabilidade? Defina sua visão de forma clara e tangível, pois isso orientará todas as suas ações de branding. Estratégias para alinhar a percepção com a visão Agora que você tem uma visão clara de como sua empresa é vista hoje e como deseja ser vista, é hora de desenvolver estratégias para alinhar essas duas percepções. Aqui estão algumas abordagens que nossa agência pode ajudar a implementar: Identidade de marca forte: Reforce sua identidade de marca a partir de patrocínio de eventos, campanhas ou até mesmo atualizando sua identidade visual; Marketing de conteúdo: Crie conteúdo que eduque e informe seu público sobre seus valores e objetivos, aqui é um ótimo momento para mostrar o dia a dia e imagens internas da empresa; Engajamento nas redes sociais: Utilize suas redes sociais para compartilhar histórias que reflitam sua visão de marca e interaja com seu público - você é dono da empresa? Grave vídeos para falar com seus seguidores; Gerenciamento de reputação: Esteja atento às opiniões do público e responda de maneira estratégica para moldar a percepção, mas lembre-se de fazer isso de forma humana, você não é um robô e seu público não são dados em uma planilha! Agência R2r: Focada em seu futuro! O reconhecimento de marca é um investimento para o futuro. Não é uma jornada rápida, mas vale a pena. Quando sua empresa é reconhecida como deseja, você se beneficia de um fluxo constante de clientes independentes que compartilham sua visão e valores. A Agência R2r está aqui para ajudá-lo a traçar essa jornada e alcançar o reconhecimento de marca que você almeja. Então, ENTRE EM CONTATO CONOSCO e vamos trabalhar juntos para construir a marca que sua empresa merece!
Por contator2r 14 de setembro de 2023
Conheça as principais características de um planejamento para redes sociais!
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