“Tudummmmmmmm”. Sim, esse é o som da Netflix. E o que ele tem a ver com Branding? Tudo! E ao pensar no som, temos quase certeza que tudo o que envolve a marca veio a sua mente: logo, cores, formas, letras e até sentimentos e sensações. São essas ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores que fazem com que nós criemos conexões conscientes e inconscientes com a marca e que definem bem nosso assunto de hoje.
Ou seja, Branding é muito mais do que apenas criar um logo. Ela envolve escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa e jingles, por exemplo. É como se estivéssemos criando a personalidade de um personagem de série, filme ou livro. E não é uma personalidade qualquer, é uma personalidade tão forte e única que consiga permanecer na mente dos consumidores sempre que eles precisarem de um produto ou serviço ligado ao segmento.
E por onde começar? Vamos te mostrar como construir o Branding e colocá-lo em prática. Confira:
1- Crie uma estratégia
Criar a estratégia nada mais é do que criar a alma da sua marca. Ou como já falamos, criar sua identidade. E você pode fazer isso através de 4 pilares: propósito, promessa, atributos e posicionamento da marca.
– Propósito: basicamente essa é uma pergunta fundamental que muitas vezes esquecemos de fazer, “Por que sua marca existe?”. Você com certeza tem essa resposta na ponta da língua, ou então não teria iniciado seu negócio. Já falamos sobre esse assunto mais detalhadamente aqui em nosso blog.
– Promessa: diríamos que a promessa é a prática do que propomos em teoria com o “propósito”.
– Atributos: são nada mais nada menos que as principais características da sua marca. São os valores da sua empresa que guiam como ela se comunica com o público e até como seus colaboradores trabalham.
– Posicionamento: o posicionamento é como sua empresa é vista pelos consumidores. Por exemplo, o posicionamento da Dove tem a ver com valorização da beleza natural e empoderamento das mulheres.
2- Tenha uma identidade forte e coerente
Criada a alma da sua marca, chegou a hora de vesti-la! Ter uma identidade marcante vai fazer com que ela seja reconhecida muito facilmente, e é isso que queremos. Além do nome e logotipo (itens essenciais), preocupe-se em criar uma identidade visual completa com cores, Ícones, símbolos e ilustrações, tipografia, slogan e tom e voz. O importante desse processo é que todas as partes da sua marca sejam coerentes com essa identidade que você está criando. Por exemplo, se você escolheu cores como vermelho e preto, por que utilizar azul no site se não é nada disso que sua marca comunica?
3- Utilize o Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias quando pensamos em uma forma de transmitir o valor da marca, construir uma imagem positiva e envolver o público. Isso pode ser feito através de blog, redes sociais, e-book, audiobooks, infográficos, webinários, por exemplo.
4- Explore o Marketing promocional
Quem não gosta de receber um mimo, não é mesmo? Oferecer alguns brindes a seus clientes, além de passar preocupação, é um estímulo para que eles conheçam e experimentem seus produtos ou serviços. Isso pode ser feito através de degustação de produtos, cupons de desconto, cartão fidelidade, envio de amostras grátis, etc.
5- Não esqueça das redes sociais
Bom, as redes sociais é um dos principais canais para que sua estratégia de Branding ganhe potência, afinal de contas, os consumidores estão lá. E estão dispostos a consumir conteúdos, compartilhar e até mesmo dialogar. Por isso explore bastante as postagens para reforçar sua identidade visual com logo e cores – isso ajudará a gravar sua marca no consciente ou subconsciente dos consumidores. O canal também permite que você reforce seu posicionamento, dando ênfase aos valores e a personalidade da marca – coloque isso como um grande pilar dentro do seu planejamento de postagens, mas claro, de maneira estratégica e inteligente. Aproveite também para, como falamos anteriormente, entregar conteúdos de valor – muito mais que apenas divulgar seu produto, você precisa criar conteúdos que façam com que as pessoas tenham suas necessidades atendidas. E claro, converse com sua audiência – aproveite o momento de responder os comentários dos seus clientes para explorar o tom e voz da sua marca.
Bom, agora ficou mais claro o que é Branding, né? Ele nos mostra que muito mais que entregar um produto muito bom, você precisa entregar uma marca completa com muita personalidade fazendo com que os consumidores prefiram muito mais ela do que a do seu concorrente.
Prontos para começar?
Entre em contato através do nosso WhatsApp e converse com um de nossos especialistas!
(14) 3641-0477
(14) 99120-2669
Barra Bonita: R.: Germano Guther, 165 - Vila Narcisa, CEP 17340-220
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©