Sabe aquela marca que amamos e indicamos sempre que podemos para nossos grupos de amigos? Além da qualidade dos seus produtos ou serviços, ela com certa tem aquele “algo a mais” que a diferencia da concorrência e faz com que, mais do que clientes, nos tornemos fãs da marca. É ou não é? E você pode até não saber, mas essa marca deve, e muito, estar investindo no Marketing de Relacionamento.
E sem dúvidas alguma, ter uma legião de fãs que dissemine o nome de sua marca é um grande desejo para qualquer um que tenha uma marca. Para conquistar isso, o segredo é adicionar o Marketing de Relacionamento – que consiste em um conjunto de propostas de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado – a suas estratégias de marketing. Ou seja, ela chega como um plus para o sucesso!
Mas não é só de fidelização de clientes que estamos falando, hein?! Investir no Marketing de Relacionamento também será uma boa estratégia para REDUZIR CUSTOS COM MARKETING DE ANÚNCIOS (já que você terá a divulgação dos seus “fãs” e que reter clientes é mais barato do que conquistar novos); AUMENTAR A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES (criando essa relação mais próxima, a satisfação do seu cliente será muito maior); e AUMENTAR O CICLO DE VIDA DO CLIENTE (cliente satisfeito é sinônimo de consumo maior e por mais tempo, o que aumenta a média de faturamento por cliente).
E o que fazer para implantar o Marketing de Relacionamento em uma empresa? Antes de mais nada, é importante saber que conhecer bem o seu público é ESSENCIAL. Por isso, tudo começa com muita pesquisa e definição das personas. Após isso é só partir para as estratégias:
– Realização de pesquisas de satisfação: para entender o que seu cliente pensa sobre sua empresa, criar pesquisas de satisfação são sempre uma boa ideia. E para incentivá-los, você ainda pode oferecer alguma recompensa, como a participação de um sorteio exclusivo, um brinde ou até um desconto para a próxima compra, por exemplo. Quem não fica feliz com uma vantagem?
– Programas de Fidelidade: essa é uma boa estratégia para que seu cliente prefira seu produto/serviço ao invés da concorrência. Um bom exemplo é o cartão fidelidade, que ao completar o cliente ganha um brinde.
– Divulgue ações sociais e ambientais: quando uma empresa mostra que está preocupada com o meio ambiente e com a sociedade como um todo, a relação de empatia entre cliente/marca é sempre beneficiada.
– Mostre quem está por trás da marca: para que a relação fique muito mais próxima e concreta, a estratégia de usar a imagem da pessoa que “criou” a empresa, é perfeito para humanizar a marca e permitir que as pessoas sintam-se conectadas a ela e, principalmente, a história de vida do seu “criador”.
E-mail Marketing: a principal vantagem do e-mail marketing é a criação de laços com o cliente. Aproveite esse canal para parabenizações em datas importantes, ofertas de conteúdos relevantes e promoções.
– Relacionamento através das Redes Sociais: bom, criar o relacionamento através das redes sociais atualmente é fundamental! Por isso, nossas dicas são:
1- Fique sempre atento a sua persona (fale sobre o que sua persona gosta e com a mesma linguagem);
2- Crie conteúdos relevantes;
3- Interaja sempre com os seguidores (não deixe ninguém falando sozinho, dê muita atenção);
4- Mantenha sempre uma frequência de publicações;
5- Faça a gestão de crise com inteligência (comentários negativos devem ser respondidos sempre com delicadeza para não aumentar os danos);
6- Monitore os resultados de perto (ficar atento as métricas vai permitir que você entenda se os seus conteúdos são ou não de interesse da sua persona).
No exemplo acima é possível ver a grande diferença entre uma empresa que coloca o Marketing de Relacionamento como uma de suas estratégias e outra que pelo visto, não sabe o que isso significa. O bom exemplo ilustrado mostra uma franquia de bolos que tem uma legião de fãs nas redes sociais. E por trabalhar com a marca há bastante tempo, sabemos que as estratégias propostas pela empresa (a maioria delas citadas anteriormente) são pensadas sempre para criar e manter esse relacionamento próximo e de satisfação com seus clientes – lembrando que não é APENAS o bom atendimento que determinará esse sucesso de relação entre marca/cliente
Incrível o que uma boa estratégia de Marketing de Relacionamento pode fazer para sua empresa, não é mesmo? E agora é só começar! Vamos lá?
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