Como já falamos em um dos nossos textos aqui do blog, o E-MAIL MARKETING é uma ótima estratégia dentro do Marketing de relacionamento a fim de estabelecer uma comunicação mais direta e próxima da sua base de clientes/clientes em potencial e transformar isso em retorno financeiro. Essa estratégia pode ser desenvolvida em texto ou HTML contendo produtos, promoções para vender, conteúdos em geral para nutrir e educar seus leads, ou até mesmo mensagens de felicitações, por exemplo, para estreitar relacionamentos.
E se você faz parte do time que acha que o e-mail é coisa do passado com o intenso uso das redes sociais, está muito enganado. Segundo pesquisas do Pew Research, 92% dos adultos presentes online utilizam e-mail, sendo que 61% deles utilizam diariamente. É muita gente! Mas será que todas essas pessoas acham que esse é um bom canal para receber comunicações de empresas e marcas? Bom, para 72% de consumidores (dados da MarketingSherpa ), é sim!
Ou seja, se você ainda não começou a investir nessa estratégia em sua empresa, a dica é começar agora! E se você precisa de mais um motivo para adotar o e-mail marketing, vamos te passar não apenas um, mas 8 outros motivos para isso. Confira:
Grande alcance: Como já mencionamos, a quantidade de pessoas com e-mail é grande. Afinal de contas, hoje em dia basicamente todo mundo precisa de um para ser ativo no mundo online. Ou seja, assim você conseguirá atingir um número grande de pessoas, que podem até não estar nas redes sociais, mas que certamente tem um e-mail.
Alcance previsível: Diferente de criar um comercial para a televisão que, você pode até ter uma base da quantidade de pessoas que pode receber seu conteúdo levando em consideração os números populacionais de uma região, mas é imprevisível saber se todas essas pessoas vão receber de fato o que você vai transmitir. Afinal, a TV pode estar desligada no momento. Já o e-mail, previsivelmente, se enviado para 100 pessoas, 100 pessoas receberão. Elas podem até não abri-lo, mas receber é inegável que elas vão – a não ser que ocorra algum problema técnico.
Formato flexível: o e-mail te permite, no bom português, pintar e bordar! Nele você pode fazer tudo o que quiser – desde que esteja dentro do roteiro, claro! Nele não há limite de caracteres e você ainda pode incluir gifs, conteúdos multimídias como imagens e sem esquecer os links, que são sempre uma ótima oportunidade para direcionar sua base de leads para seu site ou redes sociais, por exemplo.
Alto retorno financeiro: aqui estamos falando do que realmente nos interessa! Investir no e-mail marketing como uma das estratégias de marketing para o seu negócio possibilita trazer ótimos resultados gastando pouco. Você só precisa de um domínio, uma ferramenta de envio e uma pessoa para executar a estratégia.
Canal próprio: nada de depender de ninguém! O e-mail é um canal de comunicação próprio e você pode usá-lo como e quando quiser.
Segmentação do envio de mensagens: é bom lembrar que sua base de leads não é composta apenas por um perfil de público. E para conseguir despertar o interesse e atingir a dor de cada um deles, com o e-mail é possível segmentar suas listas de e-mails e enviar conteúdos diferentes para cada uma delas. Isso vai possibilitar que a conversa seja mais direta e empática, criando um relacionamento com seus clientes. A taxa de engajamento será muito melhor com essa estratégia!
Público engajado: quando as empresas começaram a usar o e-mail como estratégia do marketing, faziam isso de maneira indiscriminada sem pensar no destinatário ou mesmo no conteúdo e muitos desses e-mails caiam na caixa de spam ou, na maioria dos casos, eram vistos como inconvenientes para quem recebia. Hoje, para receber essas mensagens as pessoas geralmente precisam se inscrever para isso. Isso faz com que as taxas de conversão sejam muito mais altas, já que estão se comunicando com quem realmente está interessado na marca.
Possibilidade de mensuração: usando plataformas para envio de e-mails, é possível mensurar seus resultados e saber exatamente quantas pessoas abriram os e-mails e até mesmo quantas delas clicaram em um link dentro do seu conteúdo. Isso facilita e muito, já que suas estratégias poderão ser melhor aproveitadas e direcionadas.
O legal do e-mail marketing é que essas pessoas da sua lista, por mais que não comprem de você naquele momento, podem comprar daqui 1 semana, 1 mês ou até 1 ano. O importante aqui é saber que, independente do momento, ela lembrará de você já que você está fortalecendo essa memória através da nutrição de conteúdos diretos.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato pelo WhatsApp
(14) 3641-0477
(14) 99120-2669
Barra Bonita: R.: Germano Guther, 165 - Vila Narcisa, CEP 17340-220
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©