Ferramenta começou os testes para o fim das curtidas no Brasil.
A medida não é algo novo e já estava em discussão desde o primeiro semestre do ano, mas agora estará oficialmente disponível aos usuários brasileiros.
A mudança vale tanto para as imagens e vídeos que aparecem no feed quanto para as postagem listadas no perfil de cada usuário.
Nesse primeiro teste somente o dono do perfil pode ver o número total de curtidas em suas publicações, mas esse número não aparecerá para as demais pessoas. Isso não afetará as métricas para empresas no gerenciador de anúncios, no Instagram Insights ou em ferramentas de terceiros.
A ideia por trás da medida é que isso ajude os usuários a se engajarem mais com as fotos e vídeos do que com a aceitação social trazida pelo número de curtidas.
A medida dividiu opiniões, mas, de certa forma, remete ao fortalecimento do conteúdo relevante por si e não inflado por número de curtidas. Essa mudança era esperada desde o final de abril, quando, durante o F8, evento do Facebook, a empresa dona do Instagram já havia sinalizado de que o objetivo era reduzir a pressão dos usuários por likes.
“Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram”, afirmou, em nota, a empresa.
Inicialmente não será uma decisão fixa, mas apenas um teste. Se a mudança ajudar os usuários a se concentrarem menos nas curtidas e mais em compartilhar histórias na sua rede, ela passará a ser parte oficial da plataforma.
A novidade poderá afetar o valor dos perfis de digitais influencers e marcas que estão no Instagram. A contagem é a verdadeira medida de popularidade desses perfis. Dessa forma, os criadores de conteúdo deverão lutar para mostrar seu engajamento através dos comentários, uma vez que esta seria a única maneira de verificar a autoridade do perfil, além do número de seguidores.
O Brasil não é o primeiro a receber a novidade, que já está em teste no Canadá desde maio de 2019. Mesmo com resultados positivos desse piloto, a expansão do teste se faz necessária para compreender melhor sua aceitação e como acontecerá a mudança na forma de usar o aplicativo.
(14) 3641-0477
(14) 99120-2669
Barra Bonita: R.: Germano Guther, 165 - Vila Narcisa, CEP 17340-220
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©