6 passos para alavancar seu negócio
Ter o próprio negócio é um grande desafio. Para ajudar você a destacar seus produtos ou serviços diante a concorrência, separamos seis passos para potencializar seu negócio, seja ele grande ou pequeno.
1º passo – Analise sua concorrência
Observe a concorrência: visite lojas, eventos e pesquisa nas redes sociais. Veja como os produtos são expostos e as variedades. O que mereceu destaque? Em relação ao atendimento: como os atendente trabalham e de que maneira apresentam o produto ou serviço? O ambiente também deve ser levado em consideração. Como era o local? Do que você gostou? Você encontrará pontos comuns entre as empresa e o seu negócio.
Para ilustrar imagine uma loja de cosméticos, no setor de batons é interessante ter amostras para que o cliente possa testar. Porém, é necessário que seja em um ambiente da loja com boa iluminação, espelho e tenha à disposição algum produto para que o cliente possa remover os batons.
2º – Estude seu setor
Pesquise empresas, de grande e pequeno porte, que oferecem o mesmo que você e selecione os negócios que são seus concorrentes diretos. Na sequência faça os seguintes questionamento: O que esses negócios têm de diferente? O que eles oferecem? É fácil chegar até o local? Como eles se comunicam com os clientes?
Por exemplo, você trabalha na venda de óleos hidratantes. Sua área de trabalho é cosméticos. Porém, seus produtos são artesanais, com isso as grandes marcas não são seus concorrentes diretos. Conheça as outras empresas que fazem produtos parecidos ao seu e as estude.
3º Passo – Observe os preço
Uma das grandes dificuldades do empreendedor é precificar. Durante a soma dos valores é preciso considerar o custo do produto e qual será a sua margem lucro, o mesmo serve para serviço. Porém, o valor final deve ser competitivo, fique atento a média de valores cobrados. Isso não significa que o seu deve ser o mais barato. No final é importante que fique claro a relação custo x benefício de se adquirir seu produto ou serviço. Na pratica justifique o preço com um diferencial do que é oferecido. Por exemplo, se você trabalha com produtos artesanais ou com um serviço personalizado deixe claro para seu cliente que ele está adquirindo algo único, exclusivo e diferente.
Dica 4 – Agradar é importante
O público do seu negócio precisa se sentir à vontade, então dedique atenção na criação de vínculos. Não conte apenas com a mercadoria de qualidade, é importante oferecer um bom atendimento. De acordo com uma pesquisa da Pequenas Empresas e Grandes Negócios, 73% dos clientes afirmam que ser bem atendido é mais importante que o preço. Deixe os canais de comunicação sempre abertos, assim seu público encontrará um atendimento prestativo e atencioso, elevando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
5º passo – Use os mecanismos de busca a seu favor
Sempre que fazemos uma pesquisa na internet usamos palavras chave, abuse dessa técnica. Pesquise por notícias e nas plataformas que não pertencem àquela empresa. Saiba o que estão comentando em lugares que ela não controla, sites de notícias e portais como o Reclame Aqui , são uma boa opção para pesquisas. Se a empresa cometeu alguma deslize, serve de ensinamento para você? Quando ela recebe críticas e elogios quais tipo de respostas ela dá? Fique atento.
6º passo – Posicionamento das plataformas digitais
Visite as redes sociais para entender como as empresas se comportam, desde as grandes até as pequenas. Observe no Facebook, quais conteúdos têm mais envolvimento do público-alvo? Quais assuntos têm mais receptividade? No Instagram que tipo de imagem mais agrada? No store o que é mais abordado? Há estimulo para que o público participe?
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você e que ele possa ajudar seu negócio. Para saber mais sobre o nosso trabalho visite nas redes sociais.
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Fonte: Facebook e Pequenas empresas e grandes negócios
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