O relacionamento com seu cliente é peça-chave para alavancar suas vendas e locações
A última década foi marcada por fortes mudanças na maneira como consumimos produtos e serviços. Antes, abrir os jornais no dia de classificados e circular as opções de imóveis que mais nos agradavam em meio a centenas de possibilidades era o primeiro passo para quem buscava uma nova casa ou apartamento para chamar de seu. Hoje, essa busca começa na internet e com muito mais subsídios sobre os imóveis anunciados.
Para boa parte da população brasileira acredita que o melhor caminho para a estabilidade financeira é ter um imóvel próprio como forma de fugir do aluguel. Além disso, muitos confiam na compra de imóveis ou terrenos como um bom investimento a longo prazo.
Os clientes estão mais exigentes e consequentemente mais blindados contra as más ofertas e maus corretores de imóveis. Vantagens, diferenciais e benefícios que atraem a atenção e os fazem negociar com as melhores oportunidades.
Sendo assim, o grande desafio é conquistar e fidelizar estes clientes. Pois não estamos interessados em vender ou alugar somente um imóvel, mas criar uma relação de confiança para que o cliente decida fazer isso com você e sua imobiliária, além de transformá-lo em ponte para novos negócios.
Qual a importância de investir em marketing imobiliário?
Investir em marketing é essencial para se manter ativo em um setor dinâmico e altamente competitivo, como o mercado imobiliário. Afinal, se o comportamento dos consumidores mudou, é natural que as empresas também se adaptem a essas alterações, não é mesmo?
Se uma pessoa entrar no site da sua imobiliária, por exemplo, e não encontrar o que precisa, basta fazer uma nova pesquisa para ter acesso a milhares de opções de imóveis em poucos segundos.
O marketing imobiliário é importante para que a empresa possa conhecer melhor o seu público e, assim, definir as melhores estratégias para serem aplicadas nos meios digitais e também na mídia offline. Dessa forma, além de conseguir atrair mais clientes, a imobiliária melhora as chances de ser lembrada quando alguém solicitar indicações. Além disso, o marketing também é fundamental para fortalecer a marca da empresa e fazer com que ela se torne uma referência no nicho ou região em que atua.
Quais são os benefícios do marketing para a imobiliária?
Agora que já definimos o que é marketing imobiliário e como ele é útil para aumentar a visibilidade da imobiliária e os seus resultados, vamos falar sobre como isso acontece. Veja, a seguir, quais são os benefícios de adotar uma boa estratégia de marketing na sua empresa.
Melhora o relacionamento com os clientes
Como vimos, é essencial conquistar a confiança dos consumidores para conseguir fechar mais negócios. Um dos principais pilares do marketing é conseguir criar e manter uma boa relação com o público.
Com a ajuda das redes sociais e outras ferramentas tecnológicas, fica muito mais fácil conseguir impactar o cliente certo no momento mais adequado. Informar o consumidor de forma rápida e efetiva e analisar o perfil de clientes para oferecer materiais personalizados, contribui para melhorar a experiência de consumo.
Aumenta as chances de indicação
Como você sabe, a indicação é uma das maneiras mais rápidas e econômicas de aumentar o número de clientes da sua imobiliária. Ao prestar um serviço com excelência e fortalecer a presença da sua marca, é bem provável que o número de indicações aumente.
Fortalece a autoridade da marca
Se o empreendimento é uma autoridade no nicho em que trabalha, existem mais chances do cliente ter certeza de que a organização é séria o suficiente para entregar as soluções imobiliárias que ele busca.
Acelera o ciclo de venda
A venda de uma casa ou apartamento é complexa, exige um alto investimento financeiro e uma série de burocracias. Muitas vezes, a negociação pode se estender por vários meses e ser extremamente desgastantes para todos os envolvidos. Entender as necessidades dos clientes, mostrar os imóveis certos e se comunicar de forma mais efetiva, favorece que o ciclo de venda seja otimizado.
Quanto mais informação, melhor!
Lembre-se sempre de que ao buscar por imóveis as pessoas estão cogitando investir somas grandes de dinheiro – muitas vezes as economias de uma vida. Ou seja, elas não serão ludibriadas por informações vazias ou escassas.
A compra de um imóvel envolve objetivos de vida. Além das altas cifras, não podemos nos esquecer de que geralmente existe um componente emocional muito forte na compra de imóveis.
Para muitos, é o primeiro (e talvez único) imóvel, o lugar onde pretendem viver com a família por muitos anos e criar uma história feliz.
Para outros, significa um investimento para o futuro, e ninguém gosta de perder dinheiro com investimentos fracassados.
Assim, seja qual for o seu nicho e quem forem seus clientes, investir em um relacionamento próximo é indispensável para que dê certo.
Quais as principais estratégias de marketing para imobiliárias?
Existem diversos meios disponíveis para realizar as estratégias e é necessário analisar para descobrir qual faz mais sentido para a sua empresa. Conheça as principais ações de marketing para o mercado imobiliário.
Redes Sociais
Como você sabe, as redes sociais estão ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas. Com isso, também cresce a importância desses canais para as empresas. Isso não significa que a sua imobiliária deve estar em todas as plataformas, mas é essencial estar presente naquelas que a sua persona está com mais frequência.
Elas são ótimas ferramentas para atrair novos clientes, divulgar informações relevantes sobre o mercado e ter um relacionamento mais próximo com os clientes.
Também vale lembrar que apenas criar perfis nas redes sociais e divulgar os imóveis, como se fosse um classificado online, não vai trazer os resultados esperados. É importante criar conteúdo de qualidade, coerentes com a sua persona e os objetivos da empresa. Dessa forma, é possível gerar mais engajamento e fazer com que os clientes se sintam mais confiantes ao fechar o negócio.
Tenha um site próprio
É interessante ter um canal personalizado para divulgar os seus imóveis na internet. Felizmente, com um investimento relativamente baixo é possível desenvolver um site de qualidade. Ele pode, se bem administrado, ser uma ótima ferramenta para atrair novos clientes para imobiliária.
Divulgue em Portais imobiliários
Mesmo que você se empenhe e consiga realizar um ótimo trabalho com o seu site, dificilmente ele terá a mesma quantidade de acessos que os grandes portais imobiliários. Afinal, ao anunciar em portais especializados, as chances do seu negócio ficar mais bem colocado nos mecanismos de buscas aumentam.
Utilize fotos e vídeos de qualidade
Fotos e vídeos de alta qualidade são uma das tendências do marketing imobiliário e são imprescindíveis para chamar a atenção dos clientes. Dessa forma, seja na descrição do imóvel em anúncios ou na produção de conteúdo para o blog, sempre dê uma atenção especial para esse aspecto.
Vire autoridade
Quem deseja comprar um imóvel certamente tem dúvidas muito pertinentes, e vai buscar sanar essas dúvidas online.
É aí que a sua empresa deve aparecer como figura de autoridade, por meio de conteúdo relevante e prático para a sua persona.
Por exemplo, você pode produzir materiais com dicas e explicações sobre imóveis, decoração, impostos, enfim, não há limites. É possível produzir vídeos, podcasts, infográficos e diversos outros tipos de posts para engajar e informar sua persona.
A Agência R2r pode te ajudar. Trabalhamos desde a criação de identidade visual até o gerenciamento de redes sociais, com o planejamento de estratégias e campanhas. Lidamos com todas as ferramentas necessárias para uma estratégia de marketing efetiva.
Como estou no mercado?
Quantas oportunidades estou perdendo?
Quem me conhece?
Quais são meus resultados?
As respostas para essas e outras perguntas nem sempre são obtidas da forma esperada. Mas buscando-as previamente, podemos traçar o melhor rumo a ser seguido.
Aqui geramos oportunidade e resultados. Tudo para que sua empresa seja reconhecida no mercado.
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