Como construir um plano de mídia off-line de sucesso?

28 de janeiro de 2022

Por mais conectados ao mundo online que estejamos, temos certeza que em algum momento do dia você se deparou com os olhos vidrados em um comercial de TV, ou parou em um semáforo e ficou de olho naquele outdoor que está ali há dias ou até mesmo passou os olhos por um panfleto que te entregaram na rua. E mesmo não olhando com atenção para nenhum deles, algum impacto visual ele te causou. Acertamos?

O que queremos te mostrar com isso é que a mídia off-line, ao contrário do que muitos pensam, não morreu! Mesmo sendo tradicional, o off-line é um grande aliado para realização de uma boa estratégia de marketing – principalmente quando o unimos ao universo digital.

E as vantagens dessas mídias são inúmeras:

  • Credibilidade;
  • Passar grandeza da marca;
  • Possibilidade de público mais nichado;
  • Capacidade de regionalização e de selecionar ações por locais mais interessantes para o seu público-alvo;
  • Maior alcance (se realizado uma combinação de mídias).

Ficou tentado a espalhar a imagem da sua empresa por todas as mídias possíveis, não é mesmo? Mas vai com calma, como sempre gostamos de falar por aqui, planejamento é a chave para o sucesso. Afinal de contas, você não vai querer jogar dinheiro fora falando para quem não vai te ouvir. Fique atento as dicas:

1- Saiba qual o objetivo da ação

O primeiro de tudo: saiba exatamente qual o objetivo da sua ação. Aumentar as vendas, lançar uma promoção, divulgar um novo produto, fortalecer a imagem e o posicionamento da sua marca, captar novos clientes, aumentar a fidelização, enfim, para cada um desses objetivos existe um planejamento de mídia diferente.

2- Conheça seu público-alvo

Quanto mais informações sua empresa tiver sobre as pessoas que deseja impactar, melhores serão os resultados colhidos. Além do sexo, faixa etária, renda, profissão, por exemplo, dados comportamentais também serão essenciais. Conhecendo hábitos, medos, expectativas e formas de se relacionar do seu público, você conseguirá, mais assertivamente, falar a linguagem adequada e atingir suas dores.

3- Defina o meio mais vantajoso

Além dos meios que já citamos, jornais, revistas, outdoors, rádio, busdoor, painéis, carros de som e até brindes também são considerados mídias off-line. E para escolher a melhor opção, é fundamental que a mídia seja relevante para o seu público, financeiramente acessível, consiga impactar um bom número de pessoas, transmita confiança e tenha um bom tempo de exposição, aumentando o contato com a sua mensagem e marca.

Aqui na agência já criamos campanhas para clientes de diferentes segmentos e precisamos nos atentar a todos os detalhes citados acima antes de definir quais seriam os meios mais vantajosos.

Para uma franquia do setor alimentício por exemplo, com o objetivo de passar grandeza da marca e principalmente alcançar um público mais nichado que não está nas redes sociais, pensando na verba do cliente e no fato de estar lidando com uma região pequena, optamos pelo spot em rádio e outdoor espalhado por pontos estratégicos da cidade. O mesmo aconteceu quando desenvolvemos uma campanha para uma Urbanizadora. O objetivo, além de atingir o maior número de pessoas sobre o lançamento de um loteamento, era o de passar grandeza sobre a marca. Nesse caso, além do spot de rádio de outdoor, ainda incluímos folders que foram distribuídos pela cidade.

4- Integre on e off

E aqui a dica de ouro: junte o “velho” ao “novo”. A integração das mídias off-line e on-line vão diferenciar sua marca, trazer mais versatilidade para as campanhas e garantir resultados ainda mais expressivos.

Como está todo mundo cada vez mais conectado, fica muito mais fácil e lúdico associar aquele seu produto que foi visto nas mídias sociais também nas mídias off-line. O legal também é conseguir brincar com essa estratégia. Que tal usar o QR CODE? Ao fazer a leitura do código com o celular as pessoas são direcionadas a uma landing page, por exemplo, com mais conteúdo e diferentes informações que no meio off, aumentando assim a interação com o público.

Um bom exemplo que já testamos por aqui com a utilização do QR CODE foi para uma campanha do “Dia da mulher”. Colocamos o código em um display no balcão da empresa e ao acessá-lo, as mulheres abriram em seus celulares uma landing page com uma frase especial para o seu dia e ainda tiveram acesso a um sorteio exclusivo para participar.

 Viram só como a mídia off-line ainda é extremamente importante no marketing de qualquer empresa? E é por isso que precisamos estar sempre atentos as estratégias.

Pintou alguma dúvida sobre o assunto? Entra em contato pra gente bater um papo, vamos adorar!

Por contator2r 26 de setembro de 2023
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Por contator2r 21 de setembro de 2023
Quando se trata de reconhecimento de marca, cada empresa possui sua própria história e desafios únicos. Nossa agência de publicidade compreende a importância de alinhar a percepção do público com a visão que uma empresa tem para si mesma. Em nosso artigo de hoje, vamos explorar três questões cruciais que podem ajudar sua empresa a alcançar o reconhecimento de marca desejado. Continue com a leitura e saiba mais! 1 - Como a sua empresa é reconhecida hoje? O primeiro passo para melhorar o reconhecimento de marca é entender como sua empresa é reconhecida atualmente. Isso envolve uma análise honesta da percepção que o público tem de sua empresa. A pesquisa de mercado, análise de mídia social e feedback dos clientes são ferramentas valiosas para esse processo. Muitas vezes, as empresas são reconhecidas por seus produtos ou serviços, mas também podem ser identificadas por seus valores, cultura organizacional ou até mesmo pela experiência do cliente. Saber como sua empresa é vista hoje é o ponto de partida para qualquer estratégia de construção de marca. 2 - Como seu público vê sua empresa? A segunda questão fundamental é entender como seu público enxerga sua empresa. Isso pode ser diferente do que você imagina. Por exemplo, sua empresa pode se concentrar em qualidade, mas seu público pode vê-la como uma opção mais acessível no mercado. Aqui, a pesquisa de mercado e o feedback dos clientes são vitais. É importante ouvir atentamente o que seus clientes estão dizendo sobre sua empresa, seus produtos e serviços. Essas informações podem revelar lacunas entre sua visão e a percepção do público. 3 - Como sua empresa quer ser vista? Com base na compreensão de como sua empresa é reconhecida atualmente e como seu público a vê, é hora de definir como você deseja ser vista. Este é o momento de estabelecer metas claras para sua estratégia de reconhecimento de marca. Quer ser reconhecido por sua inovação, qualidade, serviço excepcional ou compromisso com a sustentabilidade? Defina sua visão de forma clara e tangível, pois isso orientará todas as suas ações de branding. Estratégias para alinhar a percepção com a visão Agora que você tem uma visão clara de como sua empresa é vista hoje e como deseja ser vista, é hora de desenvolver estratégias para alinhar essas duas percepções. Aqui estão algumas abordagens que nossa agência pode ajudar a implementar: Identidade de marca forte: Reforce sua identidade de marca a partir de patrocínio de eventos, campanhas ou até mesmo atualizando sua identidade visual; Marketing de conteúdo: Crie conteúdo que eduque e informe seu público sobre seus valores e objetivos, aqui é um ótimo momento para mostrar o dia a dia e imagens internas da empresa; Engajamento nas redes sociais: Utilize suas redes sociais para compartilhar histórias que reflitam sua visão de marca e interaja com seu público - você é dono da empresa? Grave vídeos para falar com seus seguidores; Gerenciamento de reputação: Esteja atento às opiniões do público e responda de maneira estratégica para moldar a percepção, mas lembre-se de fazer isso de forma humana, você não é um robô e seu público não são dados em uma planilha! Agência R2r: Focada em seu futuro! O reconhecimento de marca é um investimento para o futuro. Não é uma jornada rápida, mas vale a pena. Quando sua empresa é reconhecida como deseja, você se beneficia de um fluxo constante de clientes independentes que compartilham sua visão e valores. A Agência R2r está aqui para ajudá-lo a traçar essa jornada e alcançar o reconhecimento de marca que você almeja. Então, ENTRE EM CONTATO CONOSCO e vamos trabalhar juntos para construir a marca que sua empresa merece!
Por contator2r 14 de setembro de 2023
Conheça as principais características de um planejamento para redes sociais!
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