Por mais conectados ao mundo online que estejamos, temos certeza que em algum momento do dia você se deparou com os olhos vidrados em um comercial de TV, ou parou em um semáforo e ficou de olho naquele outdoor que está ali há dias ou até mesmo passou os olhos por um panfleto que te entregaram na rua. E mesmo não olhando com atenção para nenhum deles, algum impacto visual ele te causou. Acertamos?
O que queremos te mostrar com isso é que a mídia off-line, ao contrário do que muitos pensam, não morreu! Mesmo sendo tradicional, o off-line é um grande aliado para realização de uma boa estratégia de marketing – principalmente quando o unimos ao universo digital.
E as vantagens dessas mídias são inúmeras:
Ficou tentado a espalhar a imagem da sua empresa por todas as mídias possíveis, não é mesmo? Mas vai com calma, como sempre gostamos de falar por aqui, planejamento é a chave para o sucesso. Afinal de contas, você não vai querer jogar dinheiro fora falando para quem não vai te ouvir. Fique atento as dicas:
1- Saiba qual o objetivo da ação
O primeiro de tudo: saiba exatamente qual o objetivo da sua ação. Aumentar as vendas, lançar uma promoção, divulgar um novo produto, fortalecer a imagem e o posicionamento da sua marca, captar novos clientes, aumentar a fidelização, enfim, para cada um desses objetivos existe um planejamento de mídia diferente.
2- Conheça seu público-alvo
Quanto mais informações sua empresa tiver sobre as pessoas que deseja impactar, melhores serão os resultados colhidos. Além do sexo, faixa etária, renda, profissão, por exemplo, dados comportamentais também serão essenciais. Conhecendo hábitos, medos, expectativas e formas de se relacionar do seu público, você conseguirá, mais assertivamente, falar a linguagem adequada e atingir suas dores.
3- Defina o meio mais vantajoso
Além dos meios que já citamos, jornais, revistas, outdoors, rádio, busdoor, painéis, carros de som e até brindes também são considerados mídias off-line. E para escolher a melhor opção, é fundamental que a mídia seja relevante para o seu público, financeiramente acessível, consiga impactar um bom número de pessoas, transmita confiança e tenha um bom tempo de exposição, aumentando o contato com a sua mensagem e marca.
Aqui na agência já criamos campanhas para clientes de diferentes segmentos e precisamos nos atentar a todos os detalhes citados acima antes de definir quais seriam os meios mais vantajosos.
Para uma franquia do setor alimentício por exemplo, com o objetivo de passar grandeza da marca e principalmente alcançar um público mais nichado que não está nas redes sociais, pensando na verba do cliente e no fato de estar lidando com uma região pequena, optamos pelo spot em rádio e outdoor espalhado por pontos estratégicos da cidade. O mesmo aconteceu quando desenvolvemos uma campanha para uma Urbanizadora. O objetivo, além de atingir o maior número de pessoas sobre o lançamento de um loteamento, era o de passar grandeza sobre a marca. Nesse caso, além do spot de rádio de outdoor, ainda incluímos folders que foram distribuídos pela cidade.
4- Integre on e off
E aqui a dica de ouro: junte o “velho” ao “novo”. A integração das mídias off-line e on-line vão diferenciar sua marca, trazer mais versatilidade para as campanhas e garantir resultados ainda mais expressivos.
Como está todo mundo cada vez mais conectado, fica muito mais fácil e lúdico associar aquele seu produto que foi visto nas mídias sociais também nas mídias off-line. O legal também é conseguir brincar com essa estratégia. Que tal usar o QR CODE? Ao fazer a leitura do código com o celular as pessoas são direcionadas a uma landing page, por exemplo, com mais conteúdo e diferentes informações que no meio off, aumentando assim a interação com o público.
Um bom exemplo que já testamos por aqui com a utilização do QR CODE foi para uma campanha do “Dia da mulher”. Colocamos o código em um display no balcão da empresa e ao acessá-lo, as mulheres abriram em seus celulares uma landing page com uma frase especial para o seu dia e ainda tiveram acesso a um sorteio exclusivo para participar.
Viram só como a mídia off-line ainda é extremamente importante no marketing de qualquer empresa? E é por isso que precisamos estar sempre atentos as estratégias.
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