Você já pensou em como transmitir para o seu cliente o que a sua empresa é e representa de fato?
Existem várias formas e razões para que isso seja feito.
Uma delas é que é necessário divulgar a sua empresa para o mercado em que ela atua, fazendo assim, com que ela seja facilmente identificada, visualmente falando, ganhe notoriedade e lhe traga os resultados que você almeja junto a seu público-alvo.
Neste sentido, é importante investir na criação da identidade visual da sua empresa.
Philip Kotler, em seu livro “Marketing 4.0”, diz que “nos últimos anos, a marca também se tornou a representação da experiência total que uma empresa proporciona aos seus clientes. Portanto, uma marca pode servir de plataforma para a estratégia de uma empresa, já que quaisquer atividades em que ela se envolva estarão associadas à marca.”
Conheça um pouco mais sobre o assunto e a importância de se criar uma identidade visual para sua empresa.
O que é identidade visual?
Quando falamos em identidade visual, estamos nos referindo a um conjunto de elementos, que servem para representar, de maneira visual e sistematizada a empresa.
São elementos que formam o já conhecido logotipo, juntamente com cores, tipografias, padrões, personagens, enfim todos os elementos que fazem parte dessa representação gráfica.
Cada elemento é definido com critérios de aplicações e variação para que ela se torne única em meio à concorrência e seja facilmente identificada quando os consumidores, parceiros, fornecedores e funcionários tiverem contato com ela.
Isso porque a criação de identidade visual é basicamente a “cara da marca” e precisa representar seu conceito, visão e essência.
Identidade x Branding x Marca
A marca é toda a ideia que a empresa tenta transmitir ao seu público. São seus princípios, a maneira como ela quer ser percebida pelas pessoas.
Já a criação de identidade visual de marca, como vimos, é a produção de elementos gráficos pensados com o objetivo de representar esses princípios visualmente.
Enquanto o branding é um esforço muito além dos elementos gráficos. Ele é o trabalho de gerenciamento da percepção do público sobre a marca, criando uma relação afetiva entre o consumidor e a empresa.
Apesar de serem coisas interligadas, o trabalho de branding e de criação de identidade visual de uma empresa não precisam necessariamente andar juntos.
Por que criar?
O principal objetivo de criar uma identidade visual é primeiramente representar visualmente sua empresa. Essa representação é o que virá à mente do seu público quando pensar em sua empresa e será o que irá distinguir sua marca das concorrentes. Além disso, uma identidade visual auxilia a identificação da empresa em seus produtos ou serviços e carrega consigo suas qualidades, a diferenciando e agregando confiança e fidelidade do consumidor.
Um exemplo que podemos citar para explicar o quanto a marca pode carregar consigo suas qualidades é quando encontramos um produto de uma grande marca que é falsificado. O ponto principal é copiar o logotipo para tentar carregar todo o conceito do produto original para a cópia. Com isso podemos dizer que apenas de visualizar uma identidade visual já definimos nossa visão sobre a empresa, a partir dos valores que ela transmite e experiências que tivemos.
Não investir em sua criação é algo danoso para a empresa, uma vez que ela serve para que a sua marca seja constantemente lembrada. Ou seja, o risco de não investir tempo na criação de uma identidade visual como um todo para a empresa, é bastante alto, pois pode fazer com que esta caia no esquecimento, que é algo que todo empresário e empreendedor pretende evitar.
Outro ponto que vale ser ressaltado neste sentido, é a importância da criação por profissionais responsáveis e capacitados. Dessa forma, na hora de investir neste processo e decidir como será o seu andamento, seus detalhes e afins, é fundamental que você procure por agências de publicidade, profissionais de Branding e designers para tal missão, visto que são profissionais especialistas no assunto e altamente capacitados para transmitir, de maneira visual, o que você deseja passar para o mercado.
Benefícios
A primeira questão sobre os benefícios de criar identidade visual, como vimos, é tornar sua empresa única, identificável pelos consumidores e reconhecível entre as concorrentes.
Além disso, a simples criação desses elementos dá à empresa um caráter mais profissional, confiável pelo público. É um posicionamento muito mais concreto no mercado.
Tudo isso porque é por meio desses elementos gráficos que a empresa transmite ao mercado seus conceitos e princípios. No popular, é como ela “mostra a que veio”.
A conclusão é fácil: quando a empresa se coloca no mercado com algo profissional, confiável e de qualidade por meio dos elementos gráficos, sua lembrança fica mais clara na mente do mercado consumidor e isso, consequentemente, impacta positivamente nas vendas.
Se não acredita, é só pensar nas grandes marcas de sucesso! Todas elas têm seus elementos gráficos muito bem definidos.
Como criar?
A identidade visual de uma empresa é essencial para a formação de uma marca. Ela é a primeira comunicação com o público e, por isso, precisa saber chamar a atenção. Se a imagem da empresa for bem construída, além da atenção, naturalmente ficam implícitos conceitos de qualidade, confiança, idoneidade. É importante ressaltar que muitas empresas se utilizam dessa ferramenta de maneira tão eficiente que a própria imagem da empresa supera os seus produtos e serviços.
Conheça um pouco mais sobre o processo de criação de identidade visual da Agência R2r:
Se interessou por esse conteúdo? Quer saber um pouco mais sobre como funciona nossa agência? Tem um tema que gostaria de conversar sobre marketing? Deixe um comentário e nos siga nas redes sociais:
(14) 3641-0477
(14) 99120-2669
Barra Bonita: R.: Germano Guther, 165 - Vila Narcisa, CEP 17340-220
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©