A IDENTIDADE VISUAL certa, pode fazer sua EMPRESA DECOLAR!

15 de maio de 2019

Você já pensou em como transmitir para o seu cliente o que a sua empresa é e representa de fato?

Existem várias formas e razões para que isso seja feito.

Uma delas é que é necessário divulgar a sua empresa para o mercado em que ela atua, fazendo assim, com que ela seja facilmente identificada, visualmente falando, ganhe notoriedade e lhe traga os resultados que você almeja junto a seu público-alvo.

Neste sentido, é importante investir na criação da identidade visual da sua empresa.

Philip Kotler, em seu livro “Marketing 4.0”, diz que “nos últimos anos, a marca também se tornou a representação da experiência total que uma empresa proporciona aos seus clientes. Portanto, uma marca pode servir de plataforma para a estratégia de uma empresa, já que quaisquer atividades em que ela se envolva estarão associadas à marca.”

Conheça um pouco mais sobre o assunto e a importância de se criar uma identidade visual para sua empresa.

O que é identidade visual?

Quando falamos em identidade visual, estamos nos referindo a um conjunto de elementos, que servem para representar, de maneira visual e sistematizada a empresa.

São elementos que formam o já conhecido logotipo, juntamente com cores, tipografias, padrões, personagens, enfim todos os elementos que fazem parte dessa representação gráfica.

Cada elemento é definido com critérios de aplicações e variação para que ela se torne única em meio à concorrência e seja facilmente identificada quando os consumidores, parceiros, fornecedores e funcionários tiverem contato com ela.

Isso porque a criação de identidade visual é basicamente a “cara da marca” e precisa representar seu conceito, visão e essência.

Identidade x Branding x Marca

A marca é toda a ideia que a empresa tenta transmitir ao seu público. São seus princípios, a maneira como ela quer ser percebida pelas pessoas.

Já a criação de identidade visual de marca, como vimos, é a produção de elementos gráficos pensados com o objetivo de representar esses princípios visualmente.

Enquanto o branding é um esforço muito além dos elementos gráficos. Ele é o trabalho de gerenciamento da percepção do público sobre a marca, criando uma relação afetiva entre o consumidor e a empresa.

Apesar de serem coisas interligadas, o trabalho de branding e de criação de identidade visual de uma empresa não precisam necessariamente andar juntos.

Por que criar?

O principal objetivo de criar uma identidade visual é primeiramente representar visualmente sua empresa. Essa representação é o que virá à mente do seu público quando pensar em sua empresa e será o que irá distinguir sua marca das concorrentes. Além disso, uma identidade visual auxilia a identificação da empresa em seus produtos ou serviços e carrega consigo suas qualidades, a diferenciando e agregando confiança e fidelidade do consumidor.

Um exemplo que podemos citar para explicar o quanto a marca pode carregar consigo suas qualidades é quando encontramos um produto de uma grande marca que é falsificado. O ponto principal é copiar o logotipo para tentar carregar todo o conceito do produto original para a cópia. Com isso podemos dizer que apenas de visualizar uma identidade visual já definimos nossa visão sobre a empresa, a partir dos valores que ela transmite e experiências que tivemos.

Não investir em sua criação é algo danoso para a empresa, uma vez que ela serve para que a sua marca seja constantemente lembrada. Ou seja, o risco de não investir tempo na criação de uma identidade visual como um todo para a empresa, é bastante alto, pois pode fazer com que esta caia no esquecimento, que é algo que todo empresário e empreendedor pretende evitar.

Outro ponto que vale ser ressaltado neste sentido, é a importância da criação por profissionais responsáveis e capacitados. Dessa forma, na hora de investir neste processo e decidir como será o seu andamento, seus detalhes e afins, é fundamental que você procure por agências de publicidade, profissionais de Branding e designers para tal missão, visto que são profissionais especialistas no assunto e altamente capacitados para transmitir, de maneira visual, o que você deseja passar para o mercado.

Benefícios

A primeira questão sobre os benefícios de criar identidade visual, como vimos, é tornar sua empresa única, identificável pelos consumidores e reconhecível entre as concorrentes.

Além disso, a simples criação desses elementos dá à empresa um caráter mais profissional, confiável pelo público. É um posicionamento muito mais concreto no mercado.

Tudo isso porque é por meio desses elementos gráficos que a empresa transmite ao mercado seus conceitos e princípios. No popular, é como ela “mostra a que veio”.

A conclusão é fácil: quando a empresa se coloca no mercado com algo profissional, confiável e de qualidade por meio dos elementos gráficos, sua lembrança fica mais clara na mente do mercado consumidor e isso, consequentemente, impacta positivamente nas vendas.

Se não acredita, é só pensar nas grandes marcas de sucesso! Todas elas têm seus elementos gráficos muito bem definidos.

Como criar?

A identidade visual de uma empresa é essencial para a formação de uma marca. Ela é a primeira comunicação com o público e, por isso, precisa saber chamar a atenção. Se a imagem da empresa for bem construída, além da atenção, naturalmente ficam implícitos conceitos de qualidade, confiança, idoneidade. É importante ressaltar que muitas empresas se utilizam dessa ferramenta de maneira tão eficiente que a própria imagem da empresa supera os seus produtos e serviços.

Conheça um pouco mais sobre o processo de criação de identidade visual da Agência R2r:

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Por contator2r 26 de setembro de 2023
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Por contator2r 21 de setembro de 2023
Quando se trata de reconhecimento de marca, cada empresa possui sua própria história e desafios únicos. Nossa agência de publicidade compreende a importância de alinhar a percepção do público com a visão que uma empresa tem para si mesma. Em nosso artigo de hoje, vamos explorar três questões cruciais que podem ajudar sua empresa a alcançar o reconhecimento de marca desejado. Continue com a leitura e saiba mais! 1 - Como a sua empresa é reconhecida hoje? O primeiro passo para melhorar o reconhecimento de marca é entender como sua empresa é reconhecida atualmente. Isso envolve uma análise honesta da percepção que o público tem de sua empresa. A pesquisa de mercado, análise de mídia social e feedback dos clientes são ferramentas valiosas para esse processo. Muitas vezes, as empresas são reconhecidas por seus produtos ou serviços, mas também podem ser identificadas por seus valores, cultura organizacional ou até mesmo pela experiência do cliente. Saber como sua empresa é vista hoje é o ponto de partida para qualquer estratégia de construção de marca. 2 - Como seu público vê sua empresa? A segunda questão fundamental é entender como seu público enxerga sua empresa. Isso pode ser diferente do que você imagina. Por exemplo, sua empresa pode se concentrar em qualidade, mas seu público pode vê-la como uma opção mais acessível no mercado. Aqui, a pesquisa de mercado e o feedback dos clientes são vitais. É importante ouvir atentamente o que seus clientes estão dizendo sobre sua empresa, seus produtos e serviços. Essas informações podem revelar lacunas entre sua visão e a percepção do público. 3 - Como sua empresa quer ser vista? Com base na compreensão de como sua empresa é reconhecida atualmente e como seu público a vê, é hora de definir como você deseja ser vista. Este é o momento de estabelecer metas claras para sua estratégia de reconhecimento de marca. Quer ser reconhecido por sua inovação, qualidade, serviço excepcional ou compromisso com a sustentabilidade? Defina sua visão de forma clara e tangível, pois isso orientará todas as suas ações de branding. Estratégias para alinhar a percepção com a visão Agora que você tem uma visão clara de como sua empresa é vista hoje e como deseja ser vista, é hora de desenvolver estratégias para alinhar essas duas percepções. Aqui estão algumas abordagens que nossa agência pode ajudar a implementar: Identidade de marca forte: Reforce sua identidade de marca a partir de patrocínio de eventos, campanhas ou até mesmo atualizando sua identidade visual; Marketing de conteúdo: Crie conteúdo que eduque e informe seu público sobre seus valores e objetivos, aqui é um ótimo momento para mostrar o dia a dia e imagens internas da empresa; Engajamento nas redes sociais: Utilize suas redes sociais para compartilhar histórias que reflitam sua visão de marca e interaja com seu público - você é dono da empresa? Grave vídeos para falar com seus seguidores; Gerenciamento de reputação: Esteja atento às opiniões do público e responda de maneira estratégica para moldar a percepção, mas lembre-se de fazer isso de forma humana, você não é um robô e seu público não são dados em uma planilha! Agência R2r: Focada em seu futuro! O reconhecimento de marca é um investimento para o futuro. Não é uma jornada rápida, mas vale a pena. Quando sua empresa é reconhecida como deseja, você se beneficia de um fluxo constante de clientes independentes que compartilham sua visão e valores. A Agência R2r está aqui para ajudá-lo a traçar essa jornada e alcançar o reconhecimento de marca que você almeja. Então, ENTRE EM CONTATO CONOSCO e vamos trabalhar juntos para construir a marca que sua empresa merece!
Por contator2r 14 de setembro de 2023
Conheça as principais características de um planejamento para redes sociais!
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