5 Coisas para NÃO fazer no marketing digital de franquias

30 de junho de 2023

5 Coisas para NÃO fazer no marketing digital de franquias

As franquias possuem algumas particularidades diferentes e que devem ser pauta de todo planejamento de marketing de uma unidade, diferente por exemplo de um empreendimento tradicional.


Em nosso texto de hoje, você irá descobrir cinco coisas para se tomar cuidado em seu marketing digital e como pode melhorar os serviços de sua franquia.
Prossiga com a leitura e descubra!


Deixar de responder o público nos comentários ou via DM


Franquias costumam ser empreendimentos com grandes solicitações de mensagens, que podem variar desde pontos mais complexos como, por exemplo, dúvidas sobre seus serviços ou pontos mais simples, como elogios sobre o trabalho de sua unidade.


Independente da questão,
é necessário sempre responder seu público! Não esqueça de fazer isso de modo menos informal e robótico, para assim manter a proximidade com seus clientes e ainda proporcionar um atendimento mais humanizado e real.


#R2rIndica:
mensagens com teor negativo merecem atenção redobrada, pois você precisa mostrar que está disposto a resolver um problema (se houver) ou que busca melhorar o que está oferecendo, caso estejam exaltando um ponto negativo de sua empresa.


Fugir do que é permitido pela marca matriz do seu empreendimento


Inevitavelmente, as unidades de franquias são ligadas e precisam se submeter as regras gerais da marca matriz, ou seja, você não pode fazer qualquer coisa que queira com a marca.


Confira abaixo
os exemplos mais comuns do que não se pode fugir diante das regras de franquias:


  • Trabalhar um layout diferente do manual da marca, seja nas redes sociais ou materiais impressos;
  • Criar promoções ou estratégias de tráfego pago que fujam do orçamento disponível para sua franquia;
  • Deixar de utilizar a marca como forma de divulgação do seu trabalho ou até mesmo mudá-la para isso.


Não criar conteúdos de valor para seu cliente


Esse deve ser o erro mais comum de todos os franqueados: a preocupação mínima com o conteúdo das redes sociais.


Aqui é necessário entender que você precisa sim mostrar e divulgar seu produto, mas também é necessário oferecer algo que possa somar na vida de seu público.
Veja alguns exemplos a seguir:


  • Oferecer dicas, curiosidades e conhecimentos sobre seu produto;
  • Realizar sorteios ou promoções que sejam atrativas para os clientes;
  • Se possível, oferecer materiais ricos que os clientes possam usar, mas com a temática do seu empreendimento;
  • Trabalhar reels e carrosséis, de modo que você traga dinâmica para o feed e novas formas de apresentar conteúdos;
  • Criar programas como cartão de fidelidade e transmitir isso para as redes sociais;
  • Trazer conteúdos mais humanizados, como imagens do local, dos funcionários e, quando possível, dos próprios clientes.


Esquecer de proporcionar treinamento e boas condições de trabalho para seus funcionários


Muitos não entendem, mas um funcionário que não foi treinado corretamente ou que não possui boas condições de trabalho, pode sim ser uma pedra no caminho do seu marketing digital.


Como isso é possível?
Imagine que um cliente vai até sua unidade, porém o atendimento realizado acaba por ser precário. Então, esse cliente vai até suas redes sociais e deixa comentários negativos sobre o serviço oferecido. Isso pode desencorajar outras pessoas a adquirirem seu produto/serviço e até mesmo incentivar ainda mais comentários negativos.


Assim, lembre-se de oferecer um treinamento de qualidade para seus funcionários, um que englobe não apenas em como realizar o serviço necessário, mas que foque principalmente em como proporcionar o melhor atendimento possível para os clientes.


Alinhado a isso, é necessário oferecer também aos funcionários um
plano de carreira bem estruturado (com possibilidade de crescimento), boas condições de trabalho, horários equilibrados e benefícios atraentes. Assim, você incentiva uma melhor aderência dos mesmos ao serviços, os mantém motivados e, consequentemente, melhora o atendimento de sua unidade.


Não ir atrás de saber quem é o seu público


Saber quem é seu público é essencial para definir todas as suas estratégias, seja como você irá trabalhar a marca da franquia, como irá divulgar seu trabalho, como serão os posts das redes sociais ou até mesmo como fará a personalização do seu atendimento.


Muitas marcas começam a realizar suas criações sem antes mesmo de saber quem é seu público e, na grande maioria das vezes,
reclamam por não possuírem resultados.


Conclusão


Como você pôde notar, trabalhar com o marketing digital de franquias requer atenção em diversos pontos e de diferentes áreas de um empreendimento.


Nós sabemos que ficar atento a tudo pode ser complicado, ainda mais quando é necessário lidar sozinho com seu trabalho. Por isso, conte com uma agência especialista em franquias para não apenas facilitar seu trabalho, mas também para trazer os resultados que você precisa.


ENTRE EM CONTATO CONOSCO
e saiba mais sobre o que podemos te oferecer!


Por contator2r 26 de setembro de 2023
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Por contator2r 21 de setembro de 2023
Quando se trata de reconhecimento de marca, cada empresa possui sua própria história e desafios únicos. Nossa agência de publicidade compreende a importância de alinhar a percepção do público com a visão que uma empresa tem para si mesma. Em nosso artigo de hoje, vamos explorar três questões cruciais que podem ajudar sua empresa a alcançar o reconhecimento de marca desejado. Continue com a leitura e saiba mais! 1 - Como a sua empresa é reconhecida hoje? O primeiro passo para melhorar o reconhecimento de marca é entender como sua empresa é reconhecida atualmente. Isso envolve uma análise honesta da percepção que o público tem de sua empresa. A pesquisa de mercado, análise de mídia social e feedback dos clientes são ferramentas valiosas para esse processo. Muitas vezes, as empresas são reconhecidas por seus produtos ou serviços, mas também podem ser identificadas por seus valores, cultura organizacional ou até mesmo pela experiência do cliente. Saber como sua empresa é vista hoje é o ponto de partida para qualquer estratégia de construção de marca. 2 - Como seu público vê sua empresa? A segunda questão fundamental é entender como seu público enxerga sua empresa. Isso pode ser diferente do que você imagina. Por exemplo, sua empresa pode se concentrar em qualidade, mas seu público pode vê-la como uma opção mais acessível no mercado. Aqui, a pesquisa de mercado e o feedback dos clientes são vitais. É importante ouvir atentamente o que seus clientes estão dizendo sobre sua empresa, seus produtos e serviços. Essas informações podem revelar lacunas entre sua visão e a percepção do público. 3 - Como sua empresa quer ser vista? Com base na compreensão de como sua empresa é reconhecida atualmente e como seu público a vê, é hora de definir como você deseja ser vista. Este é o momento de estabelecer metas claras para sua estratégia de reconhecimento de marca. Quer ser reconhecido por sua inovação, qualidade, serviço excepcional ou compromisso com a sustentabilidade? Defina sua visão de forma clara e tangível, pois isso orientará todas as suas ações de branding. Estratégias para alinhar a percepção com a visão Agora que você tem uma visão clara de como sua empresa é vista hoje e como deseja ser vista, é hora de desenvolver estratégias para alinhar essas duas percepções. Aqui estão algumas abordagens que nossa agência pode ajudar a implementar: Identidade de marca forte: Reforce sua identidade de marca a partir de patrocínio de eventos, campanhas ou até mesmo atualizando sua identidade visual; Marketing de conteúdo: Crie conteúdo que eduque e informe seu público sobre seus valores e objetivos, aqui é um ótimo momento para mostrar o dia a dia e imagens internas da empresa; Engajamento nas redes sociais: Utilize suas redes sociais para compartilhar histórias que reflitam sua visão de marca e interaja com seu público - você é dono da empresa? Grave vídeos para falar com seus seguidores; Gerenciamento de reputação: Esteja atento às opiniões do público e responda de maneira estratégica para moldar a percepção, mas lembre-se de fazer isso de forma humana, você não é um robô e seu público não são dados em uma planilha! Agência R2r: Focada em seu futuro! O reconhecimento de marca é um investimento para o futuro. Não é uma jornada rápida, mas vale a pena. Quando sua empresa é reconhecida como deseja, você se beneficia de um fluxo constante de clientes independentes que compartilham sua visão e valores. A Agência R2r está aqui para ajudá-lo a traçar essa jornada e alcançar o reconhecimento de marca que você almeja. Então, ENTRE EM CONTATO CONOSCO e vamos trabalhar juntos para construir a marca que sua empresa merece!
Por contator2r 14 de setembro de 2023
Conheça as principais características de um planejamento para redes sociais!
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